Baseado nos livros EDUCOM a informática brasileira passou a ser vista a partir de 1971, quando teve inicio discussões acerca de seu uso no ensino da física. Esperava-se neste momento “construir uma base que garantisse uma real capacitação nacional nas atividades de informática, em beneficio do desenvolvimento social, político, tecnológico e econômico” em âmbito nacional. O governo então dois anos depois criou incentivos para ampliar o uso dessa nova tecnologia.
Assim como a educação no Brasil a informática recebeu influencias de outras culturas. Liderado por Papert na década de 80, divulgou idéias que o computador é um instrumento de catalisar conceitos complexos que incentivaria o interesse do aluno. Daí então começou a disseminar a idéia de utilização de computadores como meio de ensino/aprendizagem.
As primeiras escolas publicas brasileiras a utilizar a informática no âmbito educacional foram as universidades publicas de Rio de Janeiro, Campinas e Rio grande do Sul.
Em 1984, após diversos fóruns, seminários e debates foram criados projetos educacionais e centros de informática para multiplicar nas escolas públicas.
Em 1989, é fundado pelo MEC o Programa Nacional de Informática na Educação. Que tinha como proposta principal desenvolver a informática educativa no Brasil, através dos centros de informática na educação espalhado por todo o pais onde ofereciam formação para professores dos níveis fundamental, médio, superior e pós-graduação, priorizando a pesquisa sobre a utilização da informática educativa. Outros programas foram se incorporando e aperfeiçoando e foram distribuídos cem mil computadores com internet.
Na década de 1990, a evolução tecnológica passou a exigir mão-de-obra qualificada para execução das tarefas nas indústrias. Com essa carência e a falta de qualificação disponível no mercado, a Secretaria de Educação a Distancia, por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica e parcerias com governo Estaduais e Municipais e MEC, o PROINFO se subordinou a essas secretarias para promover o desenvolvimento e o melhoramento da educação publica no pais através de programas de informática educativa.
A inserção do computador gerou e ainda tem gerado uma espécie de revolução nas teorias sobre a relação ensino aprendizagem existente anteriormente, pelo fator inovador que ela provoca.
No Brasil a informática na educação publica, vem construindo sua historia mesmo encontrando muitas barreiras e muitos problemas, assim com muito esforço está se tornando realidade, com uma identidade própria e raízes solidas. Outro grande desafio e conscientizar educadores quanto às grandes contribuições para formação de si próprios a estar inovando sempre suas ações, aprendendo a ensinando constantemente ao fazer uso das novas tecnologias.
Atualmente, o fenômeno da globalização nos apresenta a necessidade de transmissão da informação de maneira rápida e atualizada. Para tanto o uso do computador se tornou fundamental. Assim a tecnologia da informação tornou-se ferramenta no processo ensino aprendizagem e já é uma realidade nos setores estratégicos da sociedade e para isso se faz necessário uma transformação radical nos paradigmas.
Mais olhando para o passado observamos que a informática avançou lentamente a chegar à realidade atual. Hoje, observamos órgãos públicos investindo fortemente em tecnologias direcionadas a escolas tanto administrativa quanto pedagogicamente.
Mais ainda existem barreiras extremamente importantes a serem enfrentadas onde a principal delas e desigualdade econômica no Brasil, que dificulta consideravelmente o acesso a educação mais justa, democratizada e evoluída.
Portanto, o governo vem invertido bastante na educação nos últimos anos mais não é o suficiente, pois ainda existem muitas carências no âmbito educacional. Deve haver uma contrapartida do profissional, alem disso a educação veio se transformando de maneira desordenada somente na ultima década que fincou seus pés no chão e parece está indo bem.
Referencia: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_23834/artigo...
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